sábado, 19 de novembro de 2011

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/ciencias-sociais-601912.shtml

Ciências Sociais

Bacharelado



É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades.

O mercado de trabalho

O mercado tem aberto oportunidades para o cientista social. Ele encontra vagas especialmente no setor público, para atuar fazendo diagnósticos de problemas sociais, de impactos sociais de grandes obras governamentais e consequente remoção de pessoas dessas áreas. Os antropólogos são contratados para analisar e emitir certificações de origem de populações segundo sua etnia (como os quilombolas) para que se possam delimitar áreas e desenvolver programas especiais. A atuação se estende a outros campos, como ensino, meio ambiente, assistência social, saúde, segurança e transportes. ONGs e fundações voltadas ao desenvolvimento social abrem possibilidades de emprego, assim como a necessidade de as empresas realizarem projetos de sustentabilidade. Na área educacional, os licenciados podem lecionar no Ensino Médio como professores de sociologia, principalmente. Para ensinar nas universidades, é necessário ter pósgraduação. Outro setor que costuma contratar é o de pesquisa social e de opinião - como os institutos Datafolha e Ibope. O cientista social é requisitado para trabalhar na área de planejamento e desenvolvimento urbano, elaborando diagnósticos socioeconômicos. "A necessidade de expansão da agricultura tem feito órgãos como a Embrapa contratarem o cientista social para trabalhar com os pequenos agricultores. O objetivo é diagnosticar as carências de conhecimento específico dessa população para que a Embrapa elabore cartilhas e cursos", explica Raul Francisco Magalhães, coordenador do bacharelado em Ciências Sociais da UFJF, em Minas Gerais. 

Salário inicial: R$ 1.200,00 (fonte: Federação Nacional dos Sociólogos).

O curso

Esse curso exige grande carga de leitura e acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas. Sua matriz curricular é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. O grupo de disciplinas obrigatórias é composto de história, geografia, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Há, ainda, aulas práticas, que incluem pesquisa de campo e coleta, análise e interpretação de dados empíricos. Quem opta pela licenciatura acrescenta à carga horária outras disciplinas obrigatórias, além daquelas do bacharelado, e deve cumprir estágio supervisionado. Algumas escolas oferecem programas de iniciação científica e exigem a elaboração de uma monografia no fim do curso. Fique de olho: Há instituições que têm graduação específica numa das habilitações de Ciências Sociais, como sociologia, ciência política ou antropologia. Já o curso de Etnodesenvolvimento, da UFPA, em Altamira, é direcionado exclusivamente para indígenas, a fim de formar profissionais para lecionar e atuar nas aldeias e comunidades. 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Antrop.; Antrop. e Cult. Indígenas (antrop. soc.); Antrop. e Cult. Indígenas (antrop. vis.); Ciên. Hum. (sociol.); Ciên. Polít.; Ciên. Polít. e Sociol. (sociedade, estado e polít. na América Latina); Ciên. Soc. (ciên. polít.); Ciên. Soc. (sociol.); Etnodesenvolvimento; Sociol.

O que você pode fazer

Antropologia

Estudar a origem e a evolução do homem e das culturas. Investigar os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas por causa do contato com outros grupos.

Ciência política

Analisar os sistemas, as instituições e os partidos políticos de um país e as relações entre as nações. Auxiliar na definição de políticas públicas e assessorar parlamentares e membros do Executivo.

Sociologia

Investigar as relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.

Ensino

Dar aulas para o ensino fundamental e médio.

Pesquisa de opinião

Coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a eles.

5 comentários:

chicas disse...

Olá amiga passando para lhe desejar um ótimo domingo.
Bjs
Fique na PAZ.

Káthia Marchand disse...

Oie Lu!
Quem fica super orgulhosa de ter vc como amiga, sou eu uai!
Rsrsrsrsrsrsrs...

Eu fico super contente por cada amiga que vem chegando e compartilhando desse novo mundo da gente!

Obrigada por me visitar, por me escolher como sua amiga!
Estou segindo este cantinho cheio de mágica!


Mil beijinhos!!!

Unknown disse...

Olá Luciana
Obrigada pela visita Parabéns pelo seu blog está lindo assim como seus trabalhos.
beijo
Miriam Nakutis

Eunice Maria disse...

Oi! Passando pra ver como você está, Lu. Beijinho, Eunice Maria.

http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

katia disse...

bom dia amada! achei seu blog visitando as amigas blogueiras
adorei seus paps, há um tempo atrás eu tbm fazia biscuit, mas parei de fazer e fiquei só no croche, mas venso seus posts me deu uma saudade e acho que vou voltar rsrs
já to te seguindo, passa no meu blog p fazer uma visitinha
http://katia-crochetando.blogspot.com/
bjkas